Criação de Loja Virtual Internacional
Se a sua Loja Virtual está prosperando no mercado nacional, expandir internacionalmente pode ser uma opção. Mas antes de abrir suas portas para o tráfego internacional, você já parou para pensar em como será a percepção da sua presença em países diferentes?
Para aproveitar ao máximo o tempo e os recursos necessários para levar seu negócio de comércio eletrônico de local a global, é essencial primeiro entender a importância de desenvolver estratégias localizadas exclusivas para cada um dos países que você pretende atender.
A importância da localização para marcas de comércio eletrônico
Se você já tentou comprar um site de comércio eletrônico criado fora do Brasil, sabe em primeira mão que a experiência pode ser desconexa e confusa se não for localizada.
A localização adequada é a chave para tornar a experiência de compra em seu site de comércio eletrônico perfeita para os consumidores em mercados fora de sua região de residência. A localização é igual a relevância, por sua vez, constrói confiança e afinidade com a marca.
Experiências de comércio eletrônico que não foram adaptadas o suficiente para o mercado local podem causar muita tensão e atrito para os usuários, gerando perguntas como:
- Os preços são mostrados na minha moeda local?
- Os custos de envio listados aplicam-se a mim?
- Todos os produtos do site estão disponíveis na minha região?
- Terei de cobrar taxas ou deveres adicionais quando meu pedido chegar?
Como qualquer empresa de comércio eletrônico sabe, perguntas e incertezas como essas podem ter efeitos desastrosos nas taxas de conversão do site.
A verdade mais básica do marketing de comércio eletrônico é que, se os usuários não se sentirem confiantes ao usar seu site, eles não concluirão a compra.
A localização é a chave para incutir a sensação de confiança que os usuários precisam ter antes de entregar seus detalhes de pagamento.
Além de detalhes básicos como idioma e moeda, há uma série de outras questões a serem consideradas ao expandir seu negócio de comércio eletrônico globalmente.
Por exemplo, o que atrai os consumidores em seu mercado doméstico pode, na verdade, ser estranho para os consumidores em outras localidades. Algumas culturas são mais formais do que outras; portanto, embora a linguagem casual e coloquial funcione em certas geografias, pode soar incorreta em outros lugares.
Além disso, pessoas em países diferentes valorizam os atributos e diferenciais dos produtos de maneiras diferentes. Para ter sucesso, a cópia do produto deve destacar os atributos que são mais valorizados na cultura de consumo de cada geografia distinta.
Considere também como as imagens e os materiais visuais desempenham um papel na localização. Um consumidor do mercado para o qual você está se expandindo se verá refletido em seus materiais de marketing?
Dependendo da região e dos produtos que sua marca vende, você pode até optar por desenvolver e promover novos produtos específicos para as necessidades dos consumidores nos principais mercados internacionais.
Como desenvolver experiências de comércio eletrônico localizadas
Como ficou claro com as perguntas levantadas acima, há muitas coisas a serem consideradas quando se pretende levar sua marca de comércio eletrônico em uma direção mais global, mas sem as informações certas na ponta dos dedos também existem muitas maneiras de dar errado.
Para criar uma estratégia de localização eficaz, você deve começar com uma pesquisa de mercado. Análises competitivas locais, auditorias de mídia social e pesquisas de usuários combinam-se para pintar uma imagem clara das expectativas, normas e desejos culturais exclusivos de cada região.
Pesquisas aprofundadas revelarão percepções ocultas e respostas a perguntas que você talvez nem soubesse fazer. Por exemplo, existem métodos de pagamento digital que os consumidores da região preferem aos cartões de crédito? Quais elementos do design do carrinho e do funil de checkout inspiram mais confiança nos consumidores internacionais? E quais feriados de compras geram mais tráfego e vendas no mercado local?
Construir experiências locais amáveis requer mais do que uma tradução descuidada e um conversor de moeda. Compreender as nuances culturais para que você possa refleti-las em seus ativos de marketing e propriedades de marca requer tempo e pesquisa.